Notícias

  • Dez

    19

    2019

Cuide dos seus documentos e curta as férias numa Boa

Leve apenas o necessário

Sabe aquela regra para organizar a bagagem? Vale para documentos também! Leve apenas os documentos imprescindíveis. Por exemplo, um documento de identificação (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho), cartão de crédito e algum dinheiro.

É rapidinho...

É comum ficarmos mais tranquilos nas férias e diminuirmos os cuidados com documentos e pertences pessoais. Mas, evite deixar bolsas, carteiras e celulares expostos em cima de mesas, cadeiras ou balcões, mesmo que por pouco tempo, mantenha-os sempre próximos a você.

Talão de cheques

Se você usa cheque, leve apenas algumas folhas em branco e deixe o talão em casa. Será mais fácil para sustar em caso de perda ou furto.
Ah, nunca ande com folhas de cheque em branco assinadas!

Perdi meus documentos e agora?

Se você perdeu seus documentos ou foi furtado, o primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência (é possível fazer o registro online), em seguida, registre um alerta no SOS Cheques e Documentos, https://www.consumidorpositivo.com.br/informar-documentos-roubados.

A ACIA recomenda esse serviço da parceira Boa Vista, que é gratuito e evita que aconteçam fraudes ou golpes em seu nome. Para acessar, basta fazer o cadastro no site informado do Consumidor Positivo. É fácil e rápido!
E não se esqueça de falar com o seu banco e empresa de cartão de crédito, o mais rápido possível.

Por que cadastrar no SOS Cheques e Documentos?

Ao cadastrar-se no serviço e registrar o alerta, caso outra pessoa tente usar seus documentos ou cheques para fazer compras, a Boa Vista disponibiliza um aviso ao mercado. Assim que as empresas consultarem seus dados, poderão evitar a venda para pessoas mal-intencionadas.

Seguindo essas dicas, você aproveita melhor suas férias e fica na Boa!